- -








Desde a instalação das Com-vidas nas escolas da rede municipal, muita coisa boa vem acontecendo. Uma delas é o fato de a escola se aliar à comunidade do seu entorno e juntas identificarem problemas e procurarem possíveis soluções.

A mudança de atitude pode ser notada nos depoimentos dos participantes. Através das discussões nas comissões, importantes projetos estão sendo desenvolvidos na área da sustentabilidade como é o caso da destinação correta do lixo, recuperação e preservação de mananciais, plantio de árvores, captação e uso de água das chuvas, . Essas atitudes se refletem na melhoria da qualidade de vida das comunidades.
Na fase de implantação a proposta foi vista apenas como uma tarefa a mais para os professores de Educação Ambiental, que implicaria em sobrecarga para eles, porém logo nas conferências de polo pudemos ver o entusiasmo de alunos e professores nas suas apresentações. Na Conferencia Municipal, dia 03 de junho, testemunhamos a afirmação desse entusiasmo com os trabalhos com a presença das delegações das escolas envolvidas e o nível de comprometimento de professores, alunos e comunidade. Prova disso é que várias escolas vem procurando a coordenação para formalizar sua adesão ao projeto.
Um dos aspectos positivos da Com-vida é a valorização dos trabalhos desenvolvidos nas escolas, que são compartilhados também com a comunidade. Isto é, a comunidade fica sabendo o que a escola está fazendo e dessa forma se reconhece como agente de transformação do meio em que vive e passa a participar mais das decisões, dando mais sustentação às ações desenvolvidas no ambiente escolar.
A COM-VIDA é coordenada pela professora Isabel Avelino, do Núcleo de Ciências Humanas. Sua implantação no município é uma iniciativa da Secretaria de Educação – SEDAP e todas as escolas da rede municipal que tenham do 6º ao 9º ano podem participar. Até agora já aderiram ao programa e participaram das conferências escolares vinte e sete escolas e após as conferências outras seis aderiram e estão em fase de implantação. 








Leave a Reply