Desde a
instalação das Com-vidas nas escolas da rede municipal, muita coisa boa vem
acontecendo. Uma delas é o fato de a escola se aliar à comunidade do seu
entorno e juntas identificarem problemas e procurarem possíveis soluções.
A mudança de
atitude pode ser notada nos depoimentos dos participantes. Através das
discussões nas comissões, importantes projetos estão sendo desenvolvidos na
área da sustentabilidade como é o caso da destinação correta do lixo,
recuperação e preservação de mananciais, plantio de árvores, captação e uso de
água das chuvas, . Essas atitudes se refletem na melhoria da qualidade de vida
das comunidades.
Na fase de
implantação a proposta foi vista apenas como uma tarefa a mais para os
professores de Educação Ambiental, que implicaria em sobrecarga para eles,
porém logo nas conferências de polo
pudemos ver o entusiasmo de alunos e professores nas suas apresentações. Na
Conferencia Municipal, dia 03 de junho, testemunhamos a afirmação desse
entusiasmo com os trabalhos com a presença das delegações das escolas
envolvidas e o nível de comprometimento de professores, alunos e comunidade.
Prova disso é que várias escolas vem procurando a coordenação para formalizar
sua adesão ao projeto.
Um dos
aspectos positivos da Com-vida é a valorização dos trabalhos desenvolvidos nas
escolas, que são compartilhados também com a comunidade. Isto é, a comunidade
fica sabendo o que a escola está fazendo e dessa forma se reconhece como agente
de transformação do meio em que vive e passa a participar mais das decisões,
dando mais sustentação às ações desenvolvidas no ambiente escolar.
A COM-VIDA é
coordenada pela professora Isabel Avelino, do Núcleo de Ciências Humanas. Sua
implantação no município é uma iniciativa da Secretaria de Educação – SEDAP e
todas as escolas da rede municipal que tenham do 6º ao 9º ano podem participar.
Até agora já aderiram ao programa e participaram das conferências escolares vinte e sete escolas e após as
conferências outras seis aderiram e
estão em fase de implantação.