- -

A Prefeitura Municipal de Alto Alegre do Pindaré através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura realizou nos dias 24, 25 e 26 de outubro, a I Feira de Literatura Maranhense.  A Feira uniu em um só evento várias atividades artísticas como: Shows com artistas da terra; Exposições de livros; Tenda da Leitura; Roda da Leitura; Lançamentos de livros e diálogos literários; Oficinas de arte, leitura e reciclagem; Palestras, Exibições de filmes, stands com livros a preços promocionais, Peças teatrais, realização do terceiro “Recit’ Alto” concurso de poesias, e exposição da Casa da Cultura com as obras do Escritor Josué Montello. O evento ainda promoveu a difusão do livro entre o público participante.

Dando inicio aos trabalhos no Teatro Municipal, a equipe da Fundação Josué Montello, formado por Célia Viana, Wanda Sousa e José Soares, fez uma descrição sucinta das mais de 100 obras do poeta e escritor maranhense. “Josué dedicou toda a sua vida a escrever livros”, afirmou a equipe. E ainda palestraram sobre a vida e obra do autor que, contou com a participação dos alunos e professores das escolas Patello Saldanha, Francisco Batista e Jerônimo Pinheiro, em seguida exibiram um documentário sobre o referido escritor. A equipe da fundação presenteou o município com um kit de livros contendo várias obras do autor que foi entregue ao Prefeito Municipal Atemir Botelho e à Secretária de Educação Régina Galeno.
No dia 26, ainda no Teatro Municipal, aconteceu a grande final do Recit´Alto, onde o primeiro lugar e o titulo de melhor interprete ficou com o aluno Esaú Clemer do CEB Sebastião Sudário Brilhante , com o poema “Esperança de um desejo”, o segundo lugar com o aluno Pedro Henrique com o poema “Educação” do Povoado Mineirinho e o terceiro lugar com a aluna Alice com o poema “Meio Ambiente” também do Povoado Mineirinho. Os três finalistas receberam troféus, além de kits com livros de literatura.

Na Casa do Professor ocorreram cursos, palestras e oficinas para educadores e alunos ministradas por professores, poetas e escritores, entre eles: Francisco Cavalcante, Kátia Dias, Francinete Braga, Márcio Rogério de Lima Silva, Ana Lisandra, Gil Beto, Davi Morais, Luis Henrique, Paulo Henrique. Proporcionando entre os municípios da região, a comunicação dos agentes e atores da literatura, a troca de saberes e diferentes aprendizagens de metodologias de leitura.

Já na Praça padre André foram realizadas oficinas, roda de leitura com a participação brilhante dos Jovens Leitores, brincadeiras, exposição de livros, shows com o cantor Cesar Teixeira e Banda, Banda Mofina, Banda Subversos, e contou ainda com a belíssima apresentação do Coral do Saber e o grupo de capoeira Faça Capoeira, Não Use Drogas, que são projetos desenvolvidos pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura Municipal e VALE.

Cesar Teixeira no show de abertura
Segundo o Cantor e Poeta Cesar Teixeira que realizou o show de abertura as Feiras de Literatura é um processo de discussão coletiva permanente, que envolve todos os parceiros, buscando na ciência e na arte a humanização do conhecimento possível que é construído durante os eventos, alcançando a sua finalidade, que é promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária. “O governo do Estado precisa olhar para este evento, pois é uma raridade acontecer em municípios”, disse ele.

No encerramento a secretária Régina Galeno parabenizou a todos pelo evento e agradeceu pela participação. Segundo ela o evento em sua primeira edição pode ser comemorado pelo sucesso na participação dos alunos, professores e comunidade em geral desde a primeira etapa de preparação da Feira, através das oficinas temática de escritores maranhenses realizadas nas escolas, tendo em vista a aproximação e debate sobre a literatura maranhense para então chegar-se ao evento. Foi com muita alegria que vimos nossos alunos e a comunidade aprendendo em vários espaços diferentes, tivemos oficinas acontecendo em praça pública, justificando que em todo lugar o conhecimento acontece, basta à disponibilidade para o outro, afirmou a secretária.
Apresentação teatral dos Alunos da Escola Patello Saldanha
O evento destaca-se como a culminância no exercício da política pública de incentivo a leitura. O município que já é destaque no aprendizado dos alunos obtendo os melhores resultados do IDEB, tendo como principal diretriz o incentivo a leitura, com vários projetos de leitura nas escolas, agora pode efetivamente incluir-se com destaque no circuito regional de eventos literários.
 
A realização da Feira teve o apoio cultural do Programa BNB Cultural, através do Banco do Nordeste e do Governo Federal, Prefeitura Municipal, Governo Estadual através da Secretaria de Cultura, além de outros apoiadores locais. 

Apresentação do grupo de capoeira“Não Use Drogas, Faça Capoeira”, desenvolvido pelo CMDCA, em parceria com a PrefeituraMunicipal de Alto Alegre do Pindaré e a Empresa VALE
 http://www.blogdoalto.com/

  

   .






Leave a Reply