- -









Foi um grande sucesso o III Concurso Recit’alto de Poesia nos dias 25 e 26. Foi uma verdadeira celebração à cultura, especialmente a poesia. Os candidatos foram muito aplaudidos, não apenas por uma questão de torcida, mas pelo reconhecimento à qualidade das obras apresentadas e pela evolução da técnica de declamação. Um festival de emoções foi o que se viu nesses dois dias. Uma valiosa troca de experiência com os poetas locais, o público e os poetas e artistas visitantes. Foi uma verdadeira celebração à cultura, especialmente através da poesia.

O Recit’alto é resultado de um trabalho de muita insistência desde 2002 quando tivemos a iniciativa de promovermos de oficinas de poesia, na sede e nos povoados de Mineirinho e Auzilândia, as quais tinham como ponto alto a realização de um sarau onde os participantes apresentavam suas criações. Essas oficinas resultaram na realização da 1ª edição do Recit’alto em 2009 com grande sucesso em número de inscritos e de público.
            Em 2010 ousamos expandir o concurso em nível regional também com bastante êxito, pois a vinda de outros artistas (atores, escritores, músicos) que concorreram e também fizeram palestras e participações especiais durante o evento.
A prova definitiva de que o Recit’alto se afirmou como um evento de grande magnitude foi a presença de poetas como Luiz Henrique, Paulo Rodrigues, Anna Elizandra, Gil Betto Barros e o ator, músico e produtor cultural Marquinhos França cujas participações foram importantes, dialogando com os candidatos, dando dicas importantes e palavras de incentivos. E falando em incentivo faço questão de ressaltar a fantástica galera de Centro dos Paulos que desde a primeira edição tem participação garantida, assim como a do Mineirinho. Que essas atitudes sirvam de exemplo para os demais e participem também não só como concorrentes a um troféu, mas, como pessoas interessadas em trocar experiências e vivenciar momentos de grandes emoções. A secretária de educação Régina Galeno prestigiou o evento fazendo um discurso emocionado exaltando a participação dos candidatos e o nível do concurso. Depois de uma disputa acirrada, pudemos conhecer os vencedores que foram os seguintes:

1º lugar – A esperança de um desejo, de Esaú Clemer,
2º lugar – Educação, de Pedro Henrique C. Castro
3º lugar – Meio Ambiente, de Alícia de Oliveira
Melhor intérprete: Esaú Clemer

Os vencedores receberam troféus das mãos da secretária Régina Galeno e também coleções de livros.   

Leave a Reply